"Uma visão sistêmica do direito, pela qual só há direito quando a solução traz paz e equilíbrio para todo o sistema." Sami Storch

divider

Constelações Familiares no 2º Encontro Nacional de Juízes de Família

separator

Constelações Familiares no 2º Encontro Nacional de Juízes de Família

/ 1 Comentários /

Constelações Familiares no 2º Encontro Nacional de Juízes de Família

No dia 11/9/2013, tive a honra e a satisfação de participar do II Encontro Nacional de Juízes de Família, em Goiânia. Havia cerca de 280 pessoas, entre as quais 80 juízes.

Além de explicar sobre as constelações familiares e as ordens que regem os relacionamentos, segundo Bert Hellinger, fizemos uma meditação e tivemos a oportunidade de colocar uma constelação familiar relativa a uma questão apresentada por uma das juízas presentes.

Tratava-se de uma mulher que deixara cinco filhos em um orfanato, estava grávida do sexto (todos de diferentes pais) e não queria fazer laqueadura, pois dizia que ainda pretendia ter um sétimo filho, pois esse seria dela.

A constelação logo mostrou que a mãe dessa mulher tentava afastá-la do pai, mas que tudo o que a mulher queria era justamente ficar com o pai. A representante da mulher disse que sentia que não tinha conhecido o pai. Quando incluímos os avós da mulher (pais da mãe dela), ficou claro que a mãe dela tinha perdido os pais cedo, possivelmente criara a filha sozinha, e por isso esta não reconhecia a importância do pai de suas filhas.

Depois de incluídos os avós e os pais da mulher, ela quis espontaneamente se aproximar dos próprios filhos, apoiada pelos pais e avós. Todos se abraçaram e pudemos ver quanto amor existe nessa família.

A constelação mostrou também que não era possível alguém ajudar essa família sem respeitar a mãe como sendo a mãe certa para essas crianças. Sem essa reverência à mãe, qualquer tentativa de se intrometer e salvar os filhos dela causava aflição e forte resistência, inclusive dos filhos. Quando a juíza se retirou, todos se abraçaram novamente e ficaram em paz.

Uma lição sobre a postura sistêmica necessária ao juiz e a qualquer profissional que se proponha a auxiliar famílias.

Parabéns à Escola Nacional de Magistratura (ENM), à Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg) e ao Tribunal e Justiça de Goiás (TJGO), por abrirem espaço para as constelações familiares em um evento dessa importância!

separator

separator